A Rede Pikler Nuestra América (RPNA) convida todos os interessados em publicar seus artigos na Revista Diálogos Piklerianos (RDP)
Nossa revista, não comercial e de acesso livre, tem como objetivo divulgar trabalhos relevantes sobre experiências, práticas, produção de conhecimentos e formações na área da infância e de todas as etapas da vida, convergentes com as contribuições da Dra. Emmi Pikler, sua equipe e seus discípulos.
I Condições para a publicação:
1) A contribuição deve ser inédita. O texto, em português ou em castelhano, pode ter sido apresentado em qualquer um dos aprofundamentos, eventos, congressos ou simpósios organizados pela RPNA, independentemente do ano. É condição que não tenha sido publicado ou esteja em processo de publicação em outras revistas ou livros, qualquer que seja o suporte.
2) O artigo contará com um máximo de três autores, um deles, pelo menos, participante ativo de algum dos Seminários de Aprofundamento da RPNA.
3) O texto original, escrito em castelhano e/ou em português, deverá conter obrigatoriamente um resumo em ambos os idiomas.
4) O artigo será acompanhado do formulário de solicitação de publicação, devidamente preenchido com os dados dos autores, disponível em www.piklerna.org
5) O texto terá seu título e subtítulo, mas sem identificação dos autores. Em um formulário separado serão consignados título e subtítulo, os nomes dos autores, seguidos de um breve CV (referências profissionais e institucionais), cidade, país de residência e e-mail.
6) Os nomes dos autores não devem ser identificados no texto do artigo, garantindo que não exponham suas identidades aos avaliadores, seja direta ou indiretamente. Recomenda-se verificar, antes de enviar o texto, se não há nenhuma referência ou comentário que permita identificar a autoria.
7) Os textos serão lidos por dois avaliadores, sem que um saiba a identidade do outro, e deverão ser aprovados por ambos. Em caso de discrepâncias, será requerida uma terceira avaliação.
8) Os avaliadores poderão recomendar, não recomendar ou recomendar a publicação com sugestões de modificação.
9) A Comissão de Publicações garantirá o anonimato recíproco de autores e avaliadores durante todo o processo de avaliação.
II Do formato:
1) Os artigos podem ter no máximo 40.000 caracteres, incluindo os dois resumos e a bibliografia. Os resumos, em ambos os idiomas, terão no máximo 200 palavras cada, seguidos de três a cinco palavras-chave.
2) O trabalho que exceda essa quantidade de caracteres, poderá ser incluído na Seção Monografias da Revista (produção escrita, desenvolvendo um estudo sistemático do tema específico e particular)
3) O formato do arquivo será apresentado exclusivamente em DOC, DOCX, não em PDF. O título será centralizado, em negrito, com maiúscula inicial e minúsculas, em fonte Arial 12, espaços simples para os resumos, e 1,15 para o corpo do texto, justificado, folha A4, com as seguintes margens: esquerda 3cm, direita, 2cm, superior 3cm e inferior de 2cm.
4) A verificação ortográfica e a adequação às normas da língua são de responsabilidade dos autores.
5) Os gráficos, imagens e tabelas serão devidamente numerados, claramente identificados anexados e/ou separados do corpo do texto.
6) Caso o artigo seja aceito, as imagens serão entregues já digitalizadas com uma resolução mínima de 300 pts por polegada (dpi) em formato jpg; acompanhadas, ainda, de cópias das respectivas autorizações para sua publicação, sendo que, na hipótese, o(a) autor(a) será legalmente responsável, afastando, por conseguinte, a responsabilidade da RDP por qualquer ato decorrente da respectiva publicação das imagens.
7) No caso de erro ou equívoco relevante, após a publicação, a Comissão de Publicações será imediatamente comunicada para editar uma errata.
8) Citações e referências bibliográficas: Serão utilizadas no corpo do texto entre aspas, e entre parênteses autor, data e página. Nas referências bibliográficas, no final do artigo, deverá conter sobrenome (em caixa alta) e nome(s) completo(s) do(s) autor(es), título do livro ou artigo, editora e data de publicação no final, por ordem alfabética.
III Referências Bibliográficas (apenas o que foi citado no trabalho)
Exemplo:
- Um Autor
GOLSE, Bernard. O ser-bebé. Lisboa: CLIMEPSI EDITORES/Fio D’oiro, 2007
- Capítulo de livro
Pikler, Emmi. La competência del bebé. In: Herrpan, Elena. Claves de lá educación Pikler Lóczy: Budapest: Associación Pikler-Lóczy de Hungria, 2018, pp. 59-72.
- Artigo de revista
COSTA, Leila Oliveira. Palavras e Paisagens, um ensaio sobre comunicação materna e a comunicação do educador com o bebê Diálogos Piklerianos. Red Pikler Nuestra América – Volume 4 (2023) – São Paulo, Brasil, pp. 23-27 Disponível em: https://www.piklerna.org/wp-content/uploads/2023/11/dialogos-piklerianos-vol-4-final.pdf?605d4a&605d4a
- Resenha
SALUTTO, Nazareth; NASCIMENTO, Anelise Monteiro do; BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Resenha – Abordagem Pikler: Educação Infantil. Revista Zero a Seis v. 21, n. 39 p . 166- 169| jan-jun 2019. Disponível ema; https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2019v21n39p166
- Dois ou três autores, separar com ponto e vírgula
DAVID, Myriam; APPELL, Geneviève. Maternagem insólita. São Paulo: Omnisciência, 2021.
- Mais de três autores
CAMPOS, M. M. et al. A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 37, n. 1, (jan./abr.), 2011, pp. 15-33.
- Organizador(es)
FALK, Judit (org). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. Araraquara: JM Editora, 2004.
FREITAS, Anita Viudes C.; PELIZON, Maria Elena; CHAVES, Rosa Silvia Lopes (orgs.). Olhares em diálogo na Educação Infantil: aproximações com a abordagem de Emmi Pikler. Porto Alegre: Sá Editora, 2018.
- Autor entidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Catálogo de teses da Universidade de Federal do Rio de Janeiro, 1996. Rio de Janeiro, 1993. 340 p.
- Citações da internet
CAFFARI, Raymonde. História. A Associação Internacional Pikler (Lóczy) (1997 – 2012): A primeira associação internacional Pikler-Lóczy. Disponível em: https://www.piklerinternational.com/pt/sobre-nos/historia Acesso em:
- Citações de leis e documentos das políticas públicas
BRASIL (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Brasília, DF: MEC/CNE/SEB, 2009b.
PREFEITURA DO RIO. Secretaria Municipal de Administração. Edital SMA Nº 91, de 25 de outubro de 2010.Disponível em: <http://concursos.rio.rj.gov.br/indexportal.htm.> Acesso em novembro de 2010.
Declaração de autoria
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas pelos autores em seus artigos.
Outubro 2024